Postado por Junior de Barros Motta em 14/04/2013

Cisne Negro – Figurino e Maquiagem

Por Junior de Barros Motta

Olá leitores da coluna Moda & Cinema, fico feliz em saber que venho agradado com as matérias aqui publicadas.

Desta vez vou falar de um filme que deu o Oscar de Melhor atriz para Natalie Portman, mas antes de começar a falar sobre maravilhoso figurino, quero dedicar esta matéria a duas pessoas que gosto muito: Renata Gomes que ganhou o concurso de um mês de Cinemais na faixa, ela fez a maquiagem do Cisne Negro e Rubiatriz de Almeida que eu sei que apaixonada por este filme. Se deliciem com a matéria minhas amigas!!!!

Com uma trama psicológica, um jogo de câmeras de tirar o fôlego e efeitos sonoros maravilhosos, o filme “Cisne Negro”,do diretor Darren Aronofsky, consegue deixar qualquer espectador tenso e intrigado. O roteiro me prendeu de uma forma que precisei assistir o longa outra vez para admirar e avaliar o figurino, principalmente os vestidos da protagonista Nina, interpretada por Natalie Portman.

Cisne Negro é com certeza um dos meus filmes preferidos ! Acho maravilhoso o balé e a interpretação da Natalie Portman é impecável… Além de ser um ótimo filme (na minha opinião), tem figurinos incríveis ! Em 2011, a figurinista Amy Westcott ganhou o Costume Designers Guild Awards na categoria ‘Excelência em filme contemporâneo’ com Cisne Negro.

Eu sei que muita gente assistiu o filme e não gostou, mas esse é um filme bem pesado, com conflitos psicológicos e tal mas acho que mesmo quem não gostou do filme, gostou pelo menos do figurino né hahahahaha.

CisneNegro012

Para a criação das peças mais importantes do filme a figurinista Amy Westcoot chamou as estilistas da Rodarte Laura Mulleavy e Kate Mulleavy que criaram 40 peças, entre elas os dois tutus que Nina usa no balé Lago dos Cisnes, as roupas de ensaio, roupas comuns usadas no dia a dia e o deslumbrante vestido longo branco com o qual Nina aparece na festa de lançamento do balé.

As irmãs, que nunca tinham feito um figurino antes, estudaram detalhadamente sobre aves para chegar mais perto possível da realidade do filme. O figurino é basicamente branco e preto, pontuando a dualidade dos dois personagens. O quase monocronismo é quebrado com pinceladas de tons pasteis em rosa, lavanda e azul, tudo dentro da atmosfera de pureza da dança.

cisne negro 11

Em Cisne Negro a figurinista chefe é Amy Westcott, mas a Rodarte, que fez ao todo 7 peças: o figurino de palco e também o deslumbrante vestido longo branco com o qual Nina aparece na festa de lançamento do balé, não poderia levar o Oscar de melhor figurino, caso o filme estivesse concorrendo nesta categoria e sim Amy Westcott.

A composição do figurino dos demais momentos do filme: roupas de ensaio, as roupas comuns usadas por Natalie foram feitas pela equipe de Amy Westcott e estão impecáveis. Mostraram com precisão como são os bastidores de ensaio no mudo da dança, como cada bailarina prepara sua sapatilha de ponta (“quebrando a sola”, costurando elásticos e fitas a mão, etc), a forma como elas se vestem, em camadas, as roupas de “aula” e de “ensaios”, as próprias bailarinas fazendo sua maquiagem… Tudo perfeito. Parecia que eu havia voltado aos tempos onde eu dançava.

Nem com a magreza das bailarinas do filme me assustei, pois, infelizmente, é exatamente assim que acontece numa companhia de balé: quando o dia da estréia se aproxima, todos querem estar mais magros. A magreza do elenco e da própria Natalie Portmann no filme é a magreza que você irá encontrar no elenco de qualquer boa companhia de dança (é mesmo um mundo cruel, de desafio físico extremo e muitas vezes, nada saudável).

11033439

No filme, tudo parecia real e, boa parte disto se deve ao figurino, impecável, tanto as peças desenhadas pelas irmãs da Rodarte quanto as feitas pela equipe de Amy Westcott.
E o filme já está influenciando a moda e a beleza: a estética do balé, o estilo das roupas, os coques, tudo isto já apareceu em diversas coleções internacionais e nacionais (como a da Maria Bonita Extra) e será muito visto pelas ruas, pode apostar.

fotoooocis

Além do belo trabalho da Rodarte, o figurino também conta com a marca austríaca de cristais Swarovski que forneceu às pedras que adornam as peças e a cenografia do balé no filme. Tudo isso resultou num visual sombrio, mas sem deixar o deslumbrante caimento que uma roupa deve ter em uma bailarina, num paradoxo suave e marcante.

Mas como nem tudo são flores, a nossa admiração pelos figurinos nos seduz até saber da grande polêmica que permeou uma das maiores premiações do cinema inglês.

O Prêmio Bafta indicou “Cisne Negro” como melhor figurino, mas a dupla por trás dele – as irmãs Laura e Kate – não concorre às premiações. Tudo isso porque elas não negociaram o crédito em seu contrato inicial e não pertenciam à Associação de Figurinistas até pouco tempo.

16156648

Acho incrível a transformação da Nina em Cisne Negro, a obsessão dela por ser perfeita, a paixão com que ela dança, e acaba até se matando. Sem contar que os efeitos que eles usam no filme são muito bons.

cisne-negro-prosaencantada
cisnenegro1

MAQUIAGEM

Um dos destaques é sem dúvida a maquiagem realizada pela dupla Mike Marino e Judy Chin – que já ganhou o BAFTA pelo trabalho em “Frida” .O make up é composto por um delicado traçado de delineador que lembra a penugem da ave.Procurando o tema na internet encontrarão vários vídeos imitando o look para o halloween.

Toda essa esfera semiótica nos mergulha em diversos valores amplamente difundidos na sociedade, principalmente com o lado maniqueísta reforçado, mas também quebra o nosso ideário de que os opostos não se atraem. Dentro do filme, os opostos passam a ser uma coisa só.

A maquiagem é também outro ponto impecável, não só na caracterização final da personagem enquanto cisne branco e cisne negro, quando chega a hora de apresentar o espetáculo, onde ela é mais requisitada, certamente graças à representação teatral do balé, como também ao tipo de narrativa que foca num animal, que deve ser incorporado e retratado de forma fidedigna.

Também devemos considerar isso nos momentos em que ela vê o lado obscuro florescendo, quando passamos a ver penas saindo do corpo, enquanto no início, ela era praticamente inexistente, destacando o lado singelo da personagem Nina antes do desenvolvimento da trama.

O desenho do figurino e maquiagem é baseado nos filmes de terror. O filme tem uma proposta inovadora de “Cisne Negro” e concerteza será um dos favoritos temas das próximas coleções e desfiles. Abrange os dois lados da personalidade de uma pessoa.

A personagem principal Nina, se vê ameaçada por uma dançarina mais jovem, que no caso pode ser apenas fruto de sua imaginação e descobre o seu lado obscuro.
A maquiagem e o figurino participam na composição do clima de suspense do filme.

64d2ab772e1c4cde2f1c515dc780040a

Confiram alguns croquis desenhados pela figurinista Amy Westcoot

image356
Cisne Branco e Cisne Negro

black-swan-2

CN
blackswanvestidobonito

Must have: a moda balé
O filme Cisne Negro, do diretor Darren Aronofsky, trouxe de volta a moda do balé. Os figurinos das irmãs Rodarte, aliados a beleza da atriz Natalie Portman, trouxeram para o cotidiano sapatilhas, polainas, bodies, faixas na cabeça, coques e tutus.

A tendência foi confirmada no Fashion Rio pelas marcas Maria Monita Extra e New Order. Além disso, a coleção de alta-costura da Chanel chegou às passarelas com saias volumosas, leggings de paetês e sapatilhas.

black-swan_1816189a

“O trabalho que tivemos foi reconceitualizar e criar o figurino para o Lago dos Cisnes, que é um balé clássico, mas fazer de uma forma que iria encaixar no mundo do filme.” – Kate Mulleavy

Já assisti a esse filme várias vezes e não tem uma vez que eu não me impressione com a apresentação final. Sou apaixonado pelo filme e não canso nunca de assistir!

Vocês já viram Cisne Negro? Gostaram? O que acharam do figurino? Me contem !

images (1)

 

Espero que tenham gostado da matéria!!!

Abraço.

Junior de Barros Motta

Compartilhe esta publicação com os seus amigos:
Publique um comentário

15 comentários para “Cisne Negro – Figurino e Maquiagem”

  1. Ricardo says:

    Parabéns. Boa matéria. Adoro este filme.

  2. Rubiatriz says:

    Arrasoooou!!! Muito boa a matéria amigo! Muito obrigada pela dedicatória!!! As pessoas q não gostaram deste filme é porq nunca tiveram um sonho de verdade!!! Porq quem tem um sonho, assim como eu, compreende direitinho o filme! E o aaamaaa! Assim como eu!!! Hehehe…

  3. Junior De Barros Motta says:

    Amei falar sobre este filme!!!!!

  4. Carla Fernandes says:

    Nossa, que matéria heim!! Super detalhada, adorei saber como foram cridas e inspiradas as roupas da Natalie Portman no filme! E legal saber que as estilistas estudaram as aves pra se assemelharem ao máximo! Muito bom, parabéns!!

  5. LEANDRO BORGOGNONI says:

    Excelente matéria muito bem estudada e produzida referente ao figurino e maquiagem desse excelente filme que é Cisne Negro. A atuação impecável de Natalie Portman, que parece realmente ter levado ao extremo a sua atuação como Nina, a protagonista dessa excelente trama de suspense psicológico. Realmente o figurino é sensacional, tanto nas roupas normais que Nina veste no decorrer da trama como nas que usa nos ensaios, no balé, na representação de Cisne Branco e Cisne Negro. Esse filme é um daqueles que precisa ser visto e revisto, com muita atenção. Uma trama de tirar o fôlego que mexe com o psicológico de todos nós e mostra até onde uma pessoa pode chegar pela perfeição. Nota 10 para esse filme que eu adoro, e com certeza depois dessa matéria está na hora de rever e prestar atenção ainda mais no seu figurino e maquiagem. Nota 10 para a excelente matéria, pesquisa e produção do Junior de Barros.

  6. Renata Gomes says:

    Irmãoooo que belíssima matéria, li no´final de semana mais não consigo comentar do meu celular, obrigada pelo carinho de sempre, obrigada por dedicar essa matéria a mim, esse filme marca o começo da nossa amizade neh. Execelente pesquisa, maravilhoso texto, já te disse isso e vou repetir você tem um talento abençoado para a escrita, pode alcançar muito sucesso com ele. Abraços e beijos de luz dentro do seu coração <3

  7. Luane says:

    Adorei a matéria !! Concordo com vc…Cisne Negro é um excelente filme…e amei também os figurinos

  8. Sandra says:

    Filme tenso … uma tensão maravilhosa! Não me lembro muito do figurino, a não ser os da apresentação do balé. O que mais me chama atenção foi a maquiagem impactante! Meninas Renata e Rubia, vc são muito chiques, ganharam uma matéria !! Parabéns, Junior !!!

  9. Lucas Daniel Ottoni says:

    O filme é muito bom.. bem “diferente”!
    A matéria ficou show!!! Tinha q ter colocado a foto da Renata Gomes ai hein ehehhehe… Ela é a Cisne Negro do Cinema e Video.
    Os figurinos de ballet são muito bonitos e a maquiagem também foi bem utilizada neste filme.
    Excelente matéria amigo!

  10. Mauricio Junio says:

    Que matéria Maravilhosa, filme maravilhoso, tudo maravilhoso.

  11. Dayanne Carvalho says:

    Amigo.. matéria excelentíssima! Como sempre vc está barbarizando! Esse filme é muito bom… Natalie Portman é uma ótima atriz e soube representar muito bem os dois papéis. Acho divina essa maquiagem tão perfeita que demonstra o bem e o mal. Adorei amigo, parabéns pela matéria. Beijos!

  12. Chris C Cardoso says:

    Perfeita a matéria

    O figurino é de uma força e ao mesmo tempo de uma sutileza perfeita e a maquiagem é bárbara.

  13. Fernando Bernadelli says:

    Adorei a matéria Junior!Parabéns. Vc escreve muito bem. Realmente o figurino desse filme é perfeito e concordo com vc, essa dualidade do branco com o preto foi muito bacana mesmo. A maquiagem tbém deu um show a parte! Parabéns pela crítica!!

  14. Renata Gomes says:

    Saudade das suas matérias irmão. bora escrever mais

  15. Iêda Carolina says:

    O figurino realmente é de arrasar!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>